Pular para o conteúdo principal

Ídolo da torcida do Santa Cruz, Catatau revela que teve Proposta do Corinthians, mas decidiu ficar no Santa Cruz, saiba tudo da história do homem mais veloz do Arruda!

Catatau é massagista do Santa Cruz e Enfermeiro
Reprodução/Internet

Famoso pelas corridas na beira do campo, massagista do Santa Cruz é admirado até pelos torcedores rivais
Ser uma estrela no futebol é pra poucos. Quem dá autógrafos, recebe aplausos e tira fotos com torcedores são os jogadores. Vez ou outra, vá lá, os técnicos. Quem trabalha fora dos holofotes nunca é lembrado. A não ser que seu nome seja Fernando José Mendes, ou apenas Catatau.

O massagista do Santa Cruz é uma celebridade no Recife. Distribuir autógrafos e posar para selfies com fãs é atividade comum para esse figura de 54 anos. E a razão para todo esse sucesso não tem necessariamente a ver com o seu ofício.

Funcionário do Santinha desde 1998, Catatau aparece quase sempre na hora de uma substituição. Ele é o cara responsável por chamar os jogadores que estão em aquecimento. Só que a maneira como ele faz isso é que o tornou um mito.
Catatau sai em disparada para acionar os atletas, atravessando toda a área técnica em alta velocidade. Cena essa que se repete desde o início dos anos 2000, e que já virou marca registrada nos jogos do Santa.

"Precisava achar um jeito de incentivar o jogador, fazer com que ele encarasse aquele jogo como uma decisão. Engraçado é que quando eu saio correndo, os jogadores ficam na expectativa para saber quem eu vou chamar", disse Catatau em um bate-papo com.

"Corro desde moleque. No colégio até ganhei alguns troféus, mas nunca pensei em ser atleta. Hoje em dia faço minha corrida no Arruda."

Nessa brincadeira, Catatau já até mudou involuntariamente a decisão do treinador. "Certa vez o técnico disse 'Morais', e eu apenas fui. Só que o elenco do Santa Cruz tinha dois Morais. O certo era o Danny, mas eu chamei outro Morais, que entrou e fez o gol. Meu erro mudou o jogo", contou, entre risos, o massagista, que não se preocupa muito com os obstáculos quando arranca do banco de reservas.

"Teve uma vez que derrubei um monte de gente, repórter, câmera, PM. Eu foco apenas no caminho que tenho que fazer. E olha que ainda avisei para saírem da frente."

"Não durmo, só descanso"
Além da função que ocupa no Santa Cruz, seu time de coração, Catatau é também enfermeiro do Hospital Maria Lucinda, que fica no bairro de Parnamirim, região central de Recife. Ele não tem tempo nem de mudar a chavinha de um trabalho para o outro. É do Santa Cruz pra casa, para por, no máximo, três, quatro horas, e de lá parte para o hospital, onde passa a madrugada. Dormir não é pra Catatau.

"Não durmo, só descanso. Paro um pouco em casa, repouso, e já volto pro trabalho. Faço tudo isso com prazer. Nunca reclamei dessa rotina que levo."
Catatau da massa

Se tem uma coisa que une as torcidas de Santa Cruz, Sport e Náutico é Catatau. O massagista é tão bem quisto na cidade que é parado na rua por torcedores dos outros dois clubes grandes da região. "Comigo não tem essa de rivalidade. Torcedores do Náutico e do Sport vêm me cumprimentar. O importante é fazer o bem. Eu faço o bem, e é por isso que os torcedores dos outros times gostam de mim."

Idolatria que virou funk. A dupla Shevchenko e Elloco lançou este ano a música "Passinho do Catatal" (sim, com 'L'), cujo refrão diz "Quando o treinador chamar, ele obedece, dá um pique, um tapa nas costas e fala aquece". Uma pérola do cancioneiro popular.

Na boa e na ruim

Catatau já viu, ouviu e viveu de tudo um pouco no clube. Os acessos à elite em 2005 e 2015 e a conquista da Copa do Nordeste em 2016 estão entre as maiores alegrias. Por outro lado, a queda para a Série D, em 2008, abateu como nunca antes.

Mas foi neste contexto que Catatau descobriu que o Santa Cruz tinha uma torcida diferente. "Apesar da má fase, a torcida não abandonou o time. Chegou a colocar 60 mil no Arruda. Nosso menor público na Série D era de 25, 30 mil. Não tem pra Flamengo, Corinthians, Inter, Cruzeiro... a torcida do Santinha não tem igual no mundo."
Grafite: amigo e ídolo
Atualmente comentarista do canal SporTV, Grafite teve duas boas passagens pelo Santa Cruz, marcando 47 gols e levantando duas taças. Catatau é um dos muitos fãs que o ex-atacante deixou no clube. "O Grafite é um cara muito simples, ajuda todo mundo, sem exceção. Ele costumava trazer chuteiras para os jogadores das categorias de base. Respeito muito o Grafite. Foi um grande amigo que fiz aqui."

Grafite, aliás, é parte do time que Catatau considera como um dos melhores que viu no seu Santinha.

"Aquele time de 2016, que caiu para a Série B, era muito bom. Tinha Grafite, Keno, Léo Moura e mais um monte de gente boa. Foi uma pena não ter ficado na Série A."

Em 2017 catatau recebeu uma homenagem de um grupo de torcedores!

Na história do Santa Cruz existem vários jogadores que são referências de certas épocas. Desde o saudoso Lacraia até Grafite, foram muitos ídolos. Mas nesses 105 anos de existência do Clube do Povo, há uma figura que não se destaca dentro das quatro linhas, mas sim pelos serviços prestados ao Tricolor e por ser considerado um mito da torcida Coral. Estamos falando de Catatau. Em reconhecimento à sua importância, história e por ser “a cara do Santa”, o massagista foi homenageado por um grupo de torcedores corais.
O grupo de torcedores confeccionou uma bandeira com a imagem de Catatau correndo, à beira do gramado. A representação em pintura é um simbolismo da maior marca dele.

“Quando Catatau sai naquela alta velocidade para chamar um reserva a mando do treinador durante um jogo, é um espetáculo a parte no Arruda. E isso carrega toda uma simbologia. Todo mundo conhece a figura de Catatau. Ele não é do Santa, ele é o Santa”, diz Ewerton Albuquerque, um dos organizadores da homenagem.
Catatau vive trabalha no Santa Cruz há 25 anos. Ele se disse estar emocionado com a homenagem. “O Santa Cruz é mesmo que o corpo da gente. É a razão, explosão e emoção. Dá até vontade de chorar. Fico muito agradecido por esse reconhecimento”, comenta.
Amor que não se troca

Durante o bate-papo com o grupo de torcedores que fez a bandeira de ‘Catatau, o mito”, o massagista contou que já chegou a rejeitar propostas de clubes grandes do Brasil, como o Corinthians, e de um clube Árabe que ele diz não lembrar o nome. Tudo isso para continuar no Santa Cruz. Além de funcionário do Clube Coral, Catatau também é enfermeiro em hospitais do Recife.

Catatau, no Santa Cruz comenta 1998/1999

Para nós, foi como a abertura do mar vermelho. O bom é que nós temos os barbudos no elenco, a turma chama Danny Morais de Moisés (risos). Mas foi uma trajetória muito importante. E você só tem a dimensão disto, do que o clube está passando, ao ver a torcida nas ruas, na festa do acesso. Aquela quantidade de motos, aquele mar de gente. Por isso digo para que, para nós, foi a abertura do mar vermelho. Só precisa adicionar o preto e branco.

Ao todo nos últimos 25 anos Catatau participou de:

6 títulos Pernambucano
2005/2011/2012/2013/2015/2016

1 Título da copa do Nordeste
2016

1 título Brasileiro da 3 divisão
2013

4 copas Pernambuco
2008/2009/2010/2012

Taça Chico Science
2016

Taça Asa Branca
2017

5 acessos no clube
1999/2005/2011/2013/2015

Leia mais notícias abaixo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maringá pode devolver meia ao Santa Cruz, após expulsão Bizarra na Série C

 Transferência de Matheus Melo para o Maringá termina em decepção e retollfcrno ao Santa Cruz é provável Contém Anúncios Matéria criada por: @  moisestricolor_scfc1914 Em busca de mais minutagem, o meio-campista Matheus Melo deixou o Santa Cruz para defender o Maringá na Série C, mas o destino pregou uma peça. Além de quase não atuar pela equipe paranaense, o jogador entrou de férias antecipadas e deve retornar ao Tricolor. Santa Cruz volta a ter um gol marcado por um jogador estrangeiro após 8 anos Para conquistar o acesso, América-RN pode usar "Estratégia" inusitada contra o Santa Cruz Santa Cruz corre contra o tempo para recuperar Volante antes do jogo contra o América-RN A passagem do atleta foi extremamente breve. Matheus Melo entrou em campo em apenas um jogo, por cerca de 15 minutos. Sua participação na temporada foi encerrada precocemente após o empate em 2 a 2 contra o Itabaiana, pela 18ª rodada da Série C. Confusão e suspensão O jogo terminou em uma grande confusão,...

Lucas Siqueira pode voltar A jogar pelo Santa Cruz, após expulsão Inusitada de volante

 Santa Cruz tem desfalque inusitado, mas ganha "reforço" para as quartas de final da Série D Contém Anúncios Matéria criada por: @  moisestricolor_scfc1914 O Santa Cruz terá um desfalque inesperado para o primeiro jogo das quartas de final da Série D. Trata-se do volante Lucas Bessa, que foi expulso de forma inusitada após o jogo contra o Altos. O incidente ocorreu durante a comemoração pela classificação nos pênaltis, quando o jogador se envolveu em um confronto com membros da equipe adversária. Após zombar do Santa Cruz em 2024, Altos fica sem divisão nacional em 2026 Santa Cruz pode ter surpresa na escalação para confronto contra o Altos  Após empate em casa, clima no Vestiário do Santa Cruz Chama a atenção  O árbitro da partida o expulsou, e, por isso, Lucas Bessa não poderá sequer ficar no banco de reservas para o confronto contra o América-RN, na Arena de Pernambuco. O retorno inesperado de Lucas Siqueira Apesar do desfalque, a posição de volante no banco de re...

Para conquistar o acesso, América-RN pode usar "Estratégia" inusitada contra o Santa Cruz

  América-RN: O adversário do Santa Cruz e a curiosa estatística das expulsões Contém Anúncios Matéria criada por: @  moisestricolor_scfc1914 O confronto decisivo pela vaga na terceira divisão do próximo ano será contra o América de Natal, uma tradicional equipe do Nordeste brasileiro. Nesta fase, cada detalhe sobre o adversário é crucial para o sucesso. E um dado que chama a atenção é que o América-RN tem um dos jogos mais tumultuados de toda a Série D. Tornou-se comum ver uma ou mais expulsões nas partidas da equipe potiguar ao longo da temporada. Santa Cruz corre contra o tempo para recuperar Volante antes do jogo contra o América-RN Lucas Siqueira pode voltar A jogar pelo Santa Cruz, após expulsão Inusitada de volante Após zombar do Santa Cruz em 2024, Altos fica sem divisão nacional em 2026 Retrospecto positivo em meio ao caos Das 37 partidas disputadas pelo América-RN, 11 delas tiveram, no mínimo, uma expulsão. O retrospecto da equipe nesses jogos é surpreendentemente po...

Santa Cruz corre contra o tempo para recuperar Volante antes do jogo contra o América-RN

 Santa Cruz lida com lesão de peça-chave para o confronto contra o América-RN Contém Anúncios Matéria criada por: @  moisestricolor_scfc1914 Um dos jogadores mais importantes do Santa Cruz nesta reta final da Série D, o volante Wagner Balotelli, se tornou uma preocupação para a comissão técnica. O jogador atuou contra o Altos-PI, no Piauí, com fortes dores musculares, mas foi para o sacrifício.  Lucas Siqueira pode voltar A jogar pelo Santa Cruz, após expulsão Inusitada de volante Após zombar do Santa Cruz em 2024, Altos fica sem divisão nacional em 2026 Santa Cruz pode ter surpresa na escalação para confronto contra o Altos  O volante, inclusive, foi um dos responsáveis por garantir a classificação coral ao converter uma das cobranças na disputa de pênaltis. Apesar da atitude do atleta, a situação inspira cuidados.  A imprensa divulgou que Balotelli entrou em campo com uma lesão muscular de grau 1. Cuidado e preservação para o próximo duelo Tanto o departamento...

Santa Cruz volta a ter um gol marcado por um jogador estrangeiro após 8 anos

  Gol de Ariel quebra jejum de mais de 8 anos para estrangeiros e dá vitória crucial ao Santa Cruz Contém Anúncios Matéria criada por: @  moisestricolor_scfc1914 O Santa Cruz largou na frente na disputa por uma vaga na Série C de 2026 ao vencer o América de Natal por 1 a 0. O gol da vitória, marcado pelo atacante argentino Ariel, não foi importante apenas pelo resultado: ele encerrou um jejum que durava mais de oito anos no clube. Desde 2017, nenhum jogador estrangeiro havia conseguido balançar as redes pelo Santa Cruz. O destino parece ter reservado a Ariel a missão de quebrar essa escrita em uma partida extremamente decisiva. Para conquistar o acesso, América-RN pode usar "Estratégia" inusitada contra o Santa Cruz Santa Cruz corre contra o tempo para recuperar Volante antes do jogo contra o América-RN Lucas Siqueira pode voltar A jogar pelo Santa Cruz, após expulsão Inusitada de volante O último gol gringo O último gol marcado por um jogador estrangeiro vestindo a camisa co...

Ataque do Santa Cruz entra em seca de gols em momento crucial da série D

Ataque do Santa Cruz entra em 'seca' de gols apesar das classificações na Série D Contém Anúncios Matéria criada por: @  moisestricolor_scfc1914 Apesar de ter conquistado duas classificações seguidas no mata-mata da Série D, o Santa Cruz tem um ponto de atenção que chama a atenção negativamente: a queda de rendimento do seu ataque. O setor ofensivo do time coral tem apresentado uma "seca" de gols nos últimos sete jogos, com uma queda técnica considerável. Após zombar do Santa Cruz em 2024, Altos fica sem divisão nacional em 2026 Santa Cruz pode ter surpresa na escalação para confronto contra o Altos  Após empate em casa, clima no Vestiário do Santa Cruz Chama a atenção No período, foram apenas oito gols marcados em sete partidas, resultando em uma média de pouco mais de um gol por jogo. A falta de efetividade do ataque se tornou um problema para o Tricolor. O baixo rendimento dos atacantes A queda no número de gols é mais evidente no setor ofensivo, que marcou apenas ...

Após zombar do Santa Cruz em 2024, Altos fica sem divisão nacional em 2026

Santa Cruz elimina Altos-PI nos pênaltis e encerra invencibilidade com sabor de vingança Contém Anúncios Matéria criada por: @  moisestricolor_scfc1914 O Santa Cruz garantiu sua vaga nas quartas de final da Série D de forma dramática, ao vencer o Altos-PI na disputa de pênaltis.  A classificação teve um sabor especial para o Tricolor, que vinha sendo alvo de provocações por parte do clube e da torcida piauiense desde 2024, quando o Altos eliminou a Cobra Coral na pré-Copa do Nordeste, no Estádio Lindolfo Monteiro. Santa Cruz pode ter surpresa na escalação para confronto contra o Altos  Após empate em casa, clima no Vestiário do Santa Cruz Chama a atenção Após se classificar na Série D, Santa Cruz receberá premiação da CBF A vingança do Santa Cruz foi completa: um ano após ser eliminado pelo Altos e ouvir provocações sobre estar "sem divisão", a Cobra Coral venceu e, de forma irônica, foi a responsável por deixar o próprio Altos sem divisão nacional em 2026, já que o clube...

Conheça os Segredos do Altos, adversário do Santa Cruz, nas oitavas de final da série D

 Santa Cruz x Altos-PI: Oitavas de final da Série D marcam revanche emocionante para o Tricolor Contém Anúncios Matéria criada por: @  moisestricolor_scfc1914 O adversário do Santa Cruz nas oitavas de final da Série D será o Altos-PI, em um confronto que reedita o duelo da pré-Copa do Nordeste de 2024, quando o time piauiense eliminou o Tricolor nos pênaltis.  As equipes chegam em momentos diferentes: o Santa Cruz teve uma classificação difícil, precisando de pênaltis contra o Sergipe, enquanto o Altos goleou o Independência-AC por 8 a 2 no placar agregado.  Após deixar o Santa Cruz para ter espaço no Maringá, meia se dá mal Irmãos Galhardo teriam causado racha no elenco do Santa Cruz Irmãos Galhardo teriam causado racha no elenco do Santa Cruz O primeiro jogo será na Arena de Pernambuco e o segundo, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, no Piauí. O desempenho do Altos-PI na temporada Apesar da goleada no mata-mata, o Altos-PI demonstrou oscilações na reta final...

Assista ao vivo e com imagens, América PE x Santa Cruz pela copa Pernambuco sub 20

Duelo Decisivo na Base: América e Santa Cruz se Enfrentam Pela Classificação na Copa PE Sub-20! Matéria criada por: @  moisestricolor_scfc1914  hoje que a emoção toma conta do Estádio Grito da República! O confronto entre América-PE e Santa Cruz promete incendiar a tarde deste sábado pela Copa Pernambuco Sub-20. Não é apenas um jogo de juniores, é uma verdadeira batalha por um lugar nas semifinais da competição. mais  : Como um conselho de Marcelo Cabo transformou o volante do Santa Cruz Central anuncia mais um pacotão de ex-jogadores do Santa Cruz Santa Cruz divulga regras da votação da SAF  A briga pela classificação está acirrada, e cada lance será crucial. As jovens promessas de América e Santa Cruz entrarão em campo com sede de vitória, buscando não só a honra de vencer o clássico, mas também a vaga para seguir sonhando com o título estadual da categoria. A bola rola pontualmente às 15h. Prepare-se para acompanhar de perto a intensidade, a habilidade e a garra d...

Após empate em casa, clima no Vestiário do Santa Cruz Chama a atenção

 Empate em casa divide torcida, mas Santa Cruz mantém confiança para duelo decisivo contra o Altos Contém Anúncios Matéria criada por: @  moisestricolor_scfc1914 O empate de 1 a 1 contra o Altos-PI, na Arena de Pernambuco, deixou grande parte da torcida do Santa Cruz preocupada para o jogo de volta das oitavas de final da Série D. A maioria dos torcedores corais acreditava que o confronto de ida seria a melhor oportunidade para o time conquistar uma vitória e levar uma vantagem para o Piauí. Após se classificar na Série D, Santa Cruz receberá premiação da CBF Conheça os Segredos do Altos, adversário do Santa Cruz, nas oitavas de final da série D Após deixar o Santa Cruz para ter espaço no Maringá, meia se dá mal Irmãos Galhardo teriam causado racha no elenco do Santa Cruz Apesar da torcida estar dividida — com alguns achando a classificação quase improvável e outros confiantes em um resultado positivo —, o clima nos bastidores do clube é completamente diferente. Na saída do jo...